Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cuidar da digestão é tão importante quanto da alimentação.

Muitos problemas de saúde têm relação com a alimentação.
Mas não é só com O QUE INGERIMOS e sim COMO INGERIMOS e COMO FAZEMOS A DIGESTÃO E ABSORÇÃO DESSE ALIMENTO.
Ao ingermos os alimentos, os mesmo precisarão ser “quebrados” em minusculas particulas, para que, em nosso intestino, essas partículas sejam absorvidas (“entrem” na corrente sanguínea) e sigam o caminho a elas destinado.
Ok, então se eu comer um pedaço de pão, um pedacinho de pão pequenininho irá parar no meu sangue????
Não é bem assim. Na realidade, nessa fase do processo, ele já não se parecerá em nada com um pão. Ele deverá ter sido reduzido em carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais... Para que isso ocorra, é muito importante que o processo digestivo esteja ocorrendo de forma correta.
O processo de MASTIGAÇÃO é muito importante, pois além de serem cortados e triturados pelos dentes, os alimentos sofrerão a ação de enzimas que iniciarão o processo de separação desses igredientes. O ideal seria que, ao engolirmos o alimento, o mesmo já estivesse em forma pastosa (geralmente não é o que acontece... quantos de vocês não dá umas míseras três mastigadas em um pedaço de pão e já “o manda para dentro”?)
Chegando no estômago, que eu costumo comparar com aquelas máquinas de mexer concreto, o alimento se deparará com o ÁCIDO CLORÍDRICO, mais ENZIMAS além de ser constantemente revirado, para facilitar a ação dessas substâncias.
O próximo destino será o intestino delgado, onde o alimento sofrerá a ação de mais ENZIMAS e substâncias que continuam a contribuir para sua degradação. A partir desse ponto, as pequeninas moléculas que restaram tratarão de penetrar (com ou sem a ajuda de “acessórios”) na mucosa intestinal para sigam seus destinos e possam finalmente exercer o seu importante papel: nutrir e possibilitar que o nosso organismo funcione, gerando energia que, por sua vez, possibilita: 
  • Formação e reparação de cabelo, pele, unhas e mais uma série enorme de tecidos
  • Fabricação de uma série de hormônios e neurotransmissores
  • Manutenção e fortalecimento do sistema imunológico
E mais uma série de outras finalidades.
O que não for absorvido, seguirá o caminho até chegar no intestino grosso para formar as fezes e a seguir ser expelido.
Por esses motivos, você já começa a entender porque cuidar da alimentação (em todos os sentidos) é tão importante?
As tais enzimas digestivas, são proteínas que com ou sem a participação de co-fatores (vitaminas e minerais), “quebram”, modificam, as moléculas.
Nosso corpo fabrica essas enzimas com os nutrientes que fornecemos a ele, está aí, mais uma razão para cuidarmos de ingestão de alimentos de qualidade e com variedade de nutrientes.
A carência de enzimas digestivas é muito perigosa pois pode contribuir INCLUSIVE com o aparecimento de alergias alimentares tardias que por sua vez podem ter uma série de sintomas que acabam sendo tratados como doença:
  • artrose
  • celulite
  • rinite
  • hiperatividade
  • retensão hidrica
  • enxaqueca
  • problemas de pele
  • queda de cabelo
  • obesidade
  • infertilidade
  • TPM
 Além de uma alimentação BEM EQUILIBRADA e rica em frutas, verduras e legumes, em alguns casos, é bem vindo o uso de chás digestivos e a suplementação com pool (mix) de enzimas digestivas.
por velm
Aproveite a promoção do mês!
De 48,00 por 43,00!
Útil para aliviar desconforto em pessoas com sensibilidade a leite e derivados, para pessoas que têm difícil digestão e pessoas com algumas alergias alimentares tardias

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.

 
Copyright (c) 2010 Ergovita Suplementos Alimentares. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Web Design.