Páginas

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Termogênese, saciedade e energia com MCT

As gorduras (ou triglicerídeos) são uma importante fonte de energia para para o organismo, além de terem muitas outras funções essenciais.
Os triglicerídeos são moléculas formadas por ácidos graxos e colesterol. O tamanho que esses ácidos graxos possam ter exerce grande influência em seu metabolismo no nosso organismo.
Em nossa alimentação regular, costumamos fazer uso dos triglicerídeos de cadeia longa (TCL) (encontrados nos óleos vegetais como oliva e soja e gorduras de origem animal como manteiga). Para serem absorvidos, esses ácidos graxos precisam formar complexos com outras substâncias, a fim de serem transportados por todo o organismo (inclusive para o tecido adiposo), retornando o que sobrou para o fígado.
Os triglicérideos de cadeia média (TCM) são um tipo de gordura encontrada em óleos de coco, babaçu, palma e cânfora. Por causa de seu tamanho menor, eles são absorvidos no trato gastrintestinal e transportados para o fígado (para serem usados como fonte de energia), sem precisarem formar complexos com outras substâncias e sem precisar percorrer todo o corpo antes de chegar ao fígado. Por esse motivo, dizemos que eles têm absorção parecida com a dos carboidratos, mais rápida portanto que a dos trigicerídeos de cadeia longa.
A maior parte dos TCM é estocada no fígado e uma das propriedades mais importantes dos TCM é seu caráter cetogênico. Isso significa que, a oxidação deles dá origem a substâncias chamadas de “corpos cetônicos” que podem ser utilizadas, após depletados os estoques de glicogênio, por vários tecidos do organismo (inclusive o cérebro) como fonte de energia. Isso é de grande valor para atletas de atividades aeróbicas de grande duração (maratonistas e ciclistas) pois suplementá-los com TCM visando otimizar a utilização de ácidos graxos como fonte de energia pode poupar os estoques de glicogênio para os estágios finais da competição, podendo conferir-lhes um efeito anticatabólico, poupando a massa muscular da perda tecidual na conversão de aminoácidos em calorias, possibilitando o aumento da taxa metabólica de repouso. Por causa de sua rápida absorção e de ele favorecer o aumento de energia corporal, há uma chance menor deles serem estocados em forma de gordura no corpo.
Estudos comparando o consumo moderado de TCM e azeite de oliva concluem que o uso de TCM como parte de um programa de emagrecimento é mais eficiente em auxiliar na perda de peso do que o consumo de azeite de oliva. De acordo com eles, dietas ricas em TCM propiciam maior efeito termogênico e perda de gordura corporal do que dietas contendo apenas triglicerídeos de cadeia longa provenientes, por exemplo, de óleo de oliva.
Outro relato interessante encontrado referente ao uso de TCM foi o de que, ao consumirem TCM em uma refeição, as pessoas sentiam-se mais satisfeitas e consumiam menos alimento na refeição seguinte.
É importante ressaltar que os benefícios com o uso do TCM são ainda mais notados quando o uso dele fizer parte de uma dieta equilibrada, pois a oxidação dos TCM é aumentada quando eles são consumidos com carboidratos complexos (grãos integrais). O TCM pode ser usado em várias preparações culinárias, entretanto, se a preparação for assada ou frita, é interessante substituir parte (e não totalmente) do óleo vegetal da receita pelo TCM, para poder gozar de todos os seus benefícios, já que ele tem um baixo ponto de fumaça, o que poderia acarretar em perda de suas propriedades.
A mistura do TCM com os óleos vegetais saudáveis (canola, azeite) também é importante para que não ocorra deficiência de ácidos graxos essenciais na alimentação. Essa mistura também pode diminuir a concentração de colesterol total e LDL.
O TCM também pode ser utilizado como tempero em saladas (em substituição do azeite), misturado em vitaminas, sucos, adicionado delicadamente em pães, tudo o que a imaginação permitir.
Você pode adquirir o MCT aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Seu comentário é muito importante para nós.

 
Copyright (c) 2010 Ergovita Suplementos Alimentares. Design by WPThemes Expert

Themes By Buy My Themes and Web Design.